Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Syngonanthus bracteosus Moldenke DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-01-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Herbácea endêmica da Serra do Cabral, com ocorrência no município de Joaquim Felício (CNCFlora, 2013), estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013). É necessária a ampliação dos estudos sobre o táxon, além do aumento do seu esforços de coleta, a fim de tornar possível o entendimento do real estado de conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Syngonanthus niger Silveira;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Syngonanthus bracteosus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Phytologia 25(3): 119. 1973.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais e do Amazonas (Giulietti et al., 2013). Em Minas Gerais, foi coletada no município de Joaquim Felício, na Serra do Cabral (H.S. Irwin et al. 27118). No estado do Amazonas, foi coletada em Apuí, porém segundo Giulietti et al. (2009), trata-se de da variedade S. bracteosus var. scrupulosus, não sendo considerada parte de S. bracteosus, que merece ser incluída em outra espécie. Encontrada em altitudes de 1.200 m (H.S. Irwin et al. 27118).

Ecologia

Erva com caule alongado; de ocorrência em Cerrado e Amazônia (Giulietti et al., 2013), encontrada em campo úmido com solo arenoso (H.S. Irwin et al. 27118).

Reprodução

Erva monoica com flores jovens em março (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A espécie ocorre no estado de Minas Gerais, onde são muito comuns as culturas agrícolas, que estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010). Além disso, o município de Joaquim Felício possui parte de sua economia baseada em atividade agropecuária (IBGE, 2013).

2.2.2 Agro-industry plantations
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A área de cultivo de monoculturas de eucalíptos no entorno do Parque Estadual da Serra do Cabral é cada vez maior (Universidade Federal de Minas Gerais, 2010).

2.3.2 Small-holder grazing, ranching or farming
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes Assim como a agricultura, a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade comum no estado de Minas Gerais (Sano et al., 2010).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A região de ocorrência da espécie conta com o Parque Estadual da Serra do Cabral (http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/210).

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

Como citar

CNCFlora. Syngonanthus bracteosus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Syngonanthus bracteosus>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 11/11/2014 - 19:22:42